Pasta, fio dental, verniz de flúor e selante: como usar

dreamstime_xs_18792736Qual a frequência das escovações dentárias e a quantidade ideal de pasta?
A escovação é recomendada pelo menos duas vezes ao dia, o ideal seria três vezes ao dia (cedo, após o almoço e antes de dormir). Para crianças maiores de 1 ano quantidade semelhante a um grão de ervilha, para um bebê a quantidade ideal é de um grão de arroz cru.

Meu filho tem menos de 3 anos, posso usar dentifrício sem flúor?
Os estudos clínicos realizados até hoje demonstram que a presença do flúor no dentifrício é imprescindível para garantir o efeito anticárie da escovação habitual. Assim, para prevenir cárie dental não há razão para a utilização de dentifrícios sem flúor.

Se eu usar pasta com flúor antes dos 3 anos, meu filho pode ter fluorose?
Embora o dentifrício fluoretado seja considerado fator de risco de desenvolvimento de fluorose (área do esmalte dentário com menor quantidade de minerais levando a um aspecto esbranquiçado ou opaco, a fluorose pode causar maior porosidade ao esmalte e maior potencial de pigmentação ou escurecimento pelos alimentos) na dentição permanente, não há evidência de associação entre prevalência de fluorose e uso de dentifrício fluoretado antes dos 3 anos de idade. Desta forma, recomenda-se o uso de dentifrício fluoretado com concentração em torno de 1.000 ppm de flúor em pequenas quantidades na escova (tamanho de um grão de arroz cru) e com a supervisão de um adulto. Creme dental não é alimento e deve ficar fora do alcance das crianças.

Quais são as evidências científicas sobre o uso de cremes dentais com flúor para pacientes da primeira infância?
Segundo Dr. Paulo Rédua – Presidente da Associação Brasileira de Odontopediatria -, a literatura mostra evidências científicas que os dentifrícios fluoretados estão relacionados com o controle de cárie em crianças e adolescentes. Em uma revisão sistemática da literatura publicada na base de dados Cochrane, é demonstrada a evidência do efeito benéfico dos dentifrícios fluoretados, com base em 74 estudos clínicos controlados. Mais recentemente, na mesma base de dados, foi publicada uma revisão sistemática sobre dentifrícios fluoretados de diferentes concentrações para a prevenção de cárie em crianças e adolescentes, na qual foram incluídos 75 estudos. Nessa revisão, também foi confirmado o efeito benéfico dos dentifrícios fluoretados.

Qual a concentração ideal de flúor no dentifrício para a prevenção de cárie?
Revisão sistemática recente na literatura mundial demonstrou que a menor concentração capaz de garantir o efeito anticárie do dentifrício é a de 1.000 PPM de Flúor.

Qual a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação à dosagem de flúor ideal nos cremes dentais para crianças?
A OMS (WHO, 1994) faz a seguintes recomendações entre outras: “todos os esforços devem ser feitos para permitir o uso generalizado de cremes dentais fluoretados nos países em desenvolvimento…”; “dentifrícios com flúor devem conter no rótulo avisos de que crianças com até seis anos devem escovar seus dentes sob supervisão e usando pequenas quantidades…”; “que a concentração de flúor no creme dental seja entre 1.000 ppm a 1.500 ppm…”

A partir de qual idade torna-se imprescindível o uso do fio dental?
O hábito do fio dental deve ser iniciado desde cedo, após a erupção dos dentes incisivos centrais inferiores. Todo hábito vem da infância e o uso do fio dental tem que ser estimulado para que as crianças possam adquirir destreza manual e não sentirem dificuldades no futuro. Na maioria das vezes, a criança de 3 a 6 anos não apresenta habilidade para usar o fio dental, sendo assim, é responsabilidade dos pais a realização desta atividade, sendo que a higiene oral com escova e fio dental devem ser supervisionadas pelos pais até os 9 anos de idade.

Qual a importância do verniz de flúor na Odontopediatria?
É muito recomendado para o tratamento de lesões de cárie iniciais (remineralizações de manchas brancas) e também de lesões de cárie na superfície da dentina; em crianças com pouca idade com risco identificado ele também é recomendado pela facilidade de aplicação. O verniz com flúor é muito eficiente na remineralização do esmalte.

O que significa selar os dentes e quando é indicada sua aplicação?
Selar os dentes é aplicar um material odontológico específico (selante) na superfície do dente na qual mastigamos, a fim de vedar os sulcos e reduzir o acúmulo de biofilme (placa bacteriana) sobre a superfície do dente. A indicação da aplicação do selante no dente deve ser feita pelo odontopediatra, que avaliará a condição oral do paciente através do exame visual e de imagem, com a finalidade de evitar ou estacionar lesões superficiais de cárie dental.

Meu filho está trocando os dentes e os dentes novos apresentam defeitos e cor diferente. O que pode ser?
Podem ser alterações hipoplásicas, que conferem ao esmalte dentário uma coloração amarelada ou acastanhada, com ou sem irregularidade da superfície do dente. Em alguns casos a anomalia de esmalte pode estar associada a outras condições como: crianças nascidas prematuras, trauma ao nascimento, complicações durante e logo após o parto, infecção recorrente com febre alta ou traumatismos locais, deficiências de vitaminas A, C, D, cálcio e fósforo. A criança também pode relatar sensibilidade devido à perda de estrutura do esmalte. O odontopediatra, através de uma avaliação clinica detalhada, poderá diagnosticar a causa e indicar o melhor tratamento restaurador para estes casos.

___
Relatores:
Grupo de Saúde Oral da SPSP

Publicado no site da SPSP em 12/12/2012.
photo credit: | Dreamstime.com

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s